segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fundamentação Pedagógica do livro Girafritz aprende uma lição

Obra: Girafritz, aprende uma lição


Autora: Manuela Mota Ribeiro

Editora: BITDA, LDA

Ano: Novembro, 2010



Com base na expressão que cada aluno realizou individualmente, de forma anónima, relativamente aos seus medos, inferiu-se que vários enunciaram o medo de serem gozados, agredidos e humilhados pelos outros.



As relações interpessoais, o respeito pelo outro e por si mesmo são questões fundamentais que devem ser construídas e trabalhadas em todos os contextos de vida das crianças. A convivência equilibrada com os outros assim como o conforto e o bem-estar social são fatores que contribuem para o equilíbrio emocional e, consequentemente, contribuem para uma predisposição positiva e favorável à aprendizagem.



A criança não deve ter receio de viver socialmente. A Escola é um espaço de aprendizagem relacional por excelência. Por este motivo, há que alertar para todo um conjunto de situações que possam contribuir para a existência de algum desconforto social e instabilidade emocional.



A história “Girafritz, aprende uma lição”, alerta para a importância do respeito pelo outro. Incide sobre o tema do Bullying e promove uma reflexão sobre comportamentos e atitudes que devem ser dissipados ou adotados.


Material Aplicado



Relembra a história “Girafritz aprende uma lição”.

Fala um pouco sobre os comportamentos do Girafritz e dos colegas.

Que moral ou ensinamento podemos retirar dela?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Proposta de trabalho: expressão plástica



Elaboração de um desenho individual baseado na história.

Sem comentários:

Enviar um comentário