segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Agrupamento de Escolas de Perafita


1º Ciclo

Projeto BIBLIOTERAPIA

3º ano de escolaridade Turma BP




Ano Letivo

2011/2012







Biblioterapia: Os medos

Apresentação

Com este projeto pretende-se ajudar as crianças através dos livros a ultrapassar os seus medos. Pretende-se, também, ajudar os pais a conhecer e a saber lidar com os medos dos filhos. Com tudo isto pretende-se ajudar a crescer crianças felizes e integradas na comunidade em que vivem.

Destina-se a dois públicos: pais e alunos. Para os primeiros realizar-se-ão sessões de esclarecimento e para os segundos na biblioteca, após um diagnóstico previamente realizado -final do ano Letivo - desenvolver-se-ão sessões de animação e oficinas. Em cada uma delas partir-se-á de um livro que aborde um dos medos diagnosticados e haverá atividades de exploração do mesmo.

Este projeto enquadra-se também no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas, pelo que pretende ser um instrumento de trabalho que facilite o alcance das mesmas e objetivos estabelecidos no mesmo.

Fundamentação

O medo é uma das principais forças motivadoras da conduta humana. É um fator biológico de defesa e proteção relacionado ao instinto de conservação. Portanto, não é patológico e, sim, extremamente necessário para proteger a criança dos perigos, devendo ser corretamente treinado: é o medo biológico. Para que e por que ensinamos nossos filhos pequenos que é perigoso debruçar-se em janelas ou atravessar a rua sozinhos? Temos a certeza de que a não perceção do perigo poderá ter resultados desastrosos para a saúde física e emocional deles. Dependendo das experiências vividas, do ambiente familiar e de outras variáveis, a criança poderá apresentar evolução patológica do medo, caracterizada por perturbações do comportamento, desde manifestações de timidez e vergonha até crises de ansiedade ou fobias.

Os medos na infância nem sempre são previsíveis se tivermos em conta as diferenças individuais quanto à suscetibilidade. O mesmo estímulo pode ser ameaçador para uma criança e deixar outra indiferente. Além disso, a criança pode ficar perturbada por certo estímulo em determinada situação, não lhe dando qualquer atenção em outra circunstância. Os temores são influenciados também pela aprendizagem. Em virtude de uma experiência penosa, de ter sido assustada ou dominada, a criança poderá “aprender” a temer algo que antes não a incomodava. Essa aprendizagem pode ser direta, específica e restrita: uma criança é mordida por um cachorro e passa a temer aquele cachorro. Os efeitos podem ser gerais, quando então ela passa a ter medo de todos os cães ou qualquer animal de quatro patas. Com relação ao ambiente familiar, há uma tendência da criança adotar os medos dos pais.

Como poderá uma mãe que tem medo de cães e os evita não torná-los ameaçadores para seu filho? Os pais devem evitar constranger as crianças com medos:

• Não assustá-los com histórias de fantasmas, bruxas, etc., principalmente antes de dormir, devem dizer-lhe que essas personagens só existem nos contos e filmes.

• Não rir dos medos que o filho expressa. Se o ridicularizar, diminuirá sua confiança.

• Não transmitir mais medo ao filho do que ele já tem. Ele necessita ter segurança e confiança. Não ignore seus medos. Não minta, por exemplo, dizendo-lhe que uma injeção não doerá ou algo parecido. Se mente sobre uma situação de medo, produzirá mais temor.

• Não obrigar os filhos a passar por situações que eles têm medo.

• Não dar importância demasiada. MAS…

Não ignorar os medos do seu filho. Se assim o fizer, a criança sentir-se-á perdida e só. Não encontrará a forma de enfrentar o problema e perceberá da sua parte, desinteresse e falta de carinho e de atenção.

Objetivos

• Identificar medos;

• Ajudar os alunos a ultrapassar os seus medos;

• Ajudar os pais a ultrapassar os medos dos filhos;

• Incentivar o gosto pela leitura.



Recursos

Biblioteca, livros, DVD´s, quadro interativo

Metodologia

O projeto parte de uma ação de diagnóstico (inquérito aos alunos sobre os seu medos), partindo-se para a avaliação de diagnóstico aplicada à turma do 3º ano, turma B. Esta avaliação diagnóstico será base para a seleção das histórias a serem trabalhadas.

Esta seleção será realizada em parceria pela Professora Bibliotecário, Professora Lúcia Ribeiro e pela Professora Titular de Turma, Professora Sandra Ferreira.

As sessões com os alunos serão desenvolvidas na modalidade de oficina de formação. Em cada uma delas, os alunos trabalharão orientados um livro. Ao longo destas sessões realizar-se-á um registo de campo, onde anotar-se-á o interesse, empenho, atenção, autonomia e a desenvoltura na realização das atividades.

As sessões com os pais serão mais uma conversa moderada. As sessões iniciar-se-á com uma leitura e a partir dela os pais explorarão o tema sugerido.

Num workshop final os pais trabalharão em conjunto um tema.

Em cada sessão será entregue um questionário que permitirá avaliar a pertinência da mesma.

Calendarização

Este projeto será desenvolvido ao longo do ano. Não possui uma calendarização definida, pelo que decorrerá conforme as necessidades existentes e expressas pelos alunos.

Com base nesta premissa, proceder-se-á à escolha das obras e do material a utilizar.

Responsáveis

Professora Titular da Turma 3º BP: Sandra Ferreira


Professora Bibliotecária da EB1/JI de Perafita: Lúcia Ribeiro.









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