domingo, 6 de dezembro de 2009

Tiago Salgueiro e Elsa Navarro

Tendo em conta que se vai realizar na nossa escola uma Feira do livro e que esta irá contar com a presença do autor/ilustrador Tiago Salgueiro e da ilustradora Elsa Navarro, as últimas duas semanas foram dedicadas a preparar a sua vinda. Foram apresentadas as respectivas biografias e bibliografias.

Tiago Salgueiro- O seu verdadeiro nome é José Saraiva, nasceu no dia 19/03/1974 é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Colabora regularmente com diversas editoras na ilustração de livros infanto-juvenis. Seleccionado para representar Portugal na lista de honra do IBBY (International Board on Books for Young People) em 1999 com o livro para crianças O Rebanho perdeu as Asas. Já entrou em vários concursos e exposições internacionais, trabalha frequentemente com editoras estrangeiras como ilustrador. Além do trabalho como ilustrador e escritor também é professor universitário de desenho e ilustração na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) em Matosinhos.

Tiago Salgueiro é um pseudónimo utilizado pelo ilustrador José Saraiva porque é da opinião que não deveria utilizar o mesmo nome como escritor e ilustrador. A escolha do nome deveu-se: Tiago porque era para ser o seu nome, no entanto como nasceu no dia de S. José a mãe optou por lhe chamar José Saraiva.Salgueiro porque em jovem costumava ver uma série chamada “Ventos no Salgueiro” que o marcou muito na sua adolescência

Alguns pontos interessantes da sua vida pessoal: Tem dois filhos, uma menina e um menino e que são a sua maior fonte de inspiração.A cor preferida é o azul talvez porque é portista.
Elsa Navarro- Nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), em 1971. É licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo sido distinguida com o Prémio Eng.º António de Almeida pela média de curso mais elevada. Há mais de uma década que Elsa Navarro ilustra para crianças, colorindo as palavras de alguns dos mais importantes escritores portugueses de literatura infanto-juvenil.
Procura harmonizar a oposição natural entre preocupações artísticas e preocupações pedagógicas. O seu sedutor imaginário visual, que tem cativado dezenas de milhares de leitores, assenta numa interpretação que evoca a ingenuidade pueril da infância em espaços, objectos e personagens humanas e animais.
Dedica-se igualmente à concepção gráfica de capas, catálogos e paginação de livros nas áreas de Ficção, Poesia e Ensaio

Sem comentários:

Enviar um comentário